A influência do sono no rendimento escolar

2021-11-05

A influência do sono no rendimento escolar

Já não deve ser novidade para si saber que uma boa noite de sono é essencial para um bom raciocínio e rendimento escolar das crianças. Isto deve-se essencialmente ao facto de estas estarem a passar por uma fase crucial no seu crescimento, que envolve o desenvolvimento cerebral.

É, portanto, vital que as crianças e adolescentes durmam horas suficientes para evitarem problemas como a falta de atenção, dificuldades em memorizar informação e na resolução de problemas.

Não dormir horas suficientes também pode resultar em problemas emocionais e comportamentais que afetam e prejudicam o alcance do sucesso escolar e/ou académico.

Segundo a Sleep Foundation, o número de horas que as crianças precisam de dormir varia conforme a idade: as crianças entre os 6-12 ano devem dormir entre 9h a 11h e os adolescentes entre 8h a 10h. O motivo para que o número de horas necessárias varie de crianças para adolescentes está relacionado com a mudança no “relógio biológico” que decorre no início da puberdade. A mudança atrasa 2h o relógio interno dos adolescentes e faz com que estejam mais predispostos a deitar-se mais tarde.

A privação de sono reduz então as capacidades cognitivas e por isso pode prejudicar o rendimento escolar das crianças. 

Efeitos da privação de sono em crianças

  1. - Falta de atenção
  2. - Dificuldade em reter informação
  3. - Raciocínio mais lento
  4. - Menos criatividade
  5. - Sonolência durante o dia
  6. - Agressividade
  7. - Irritação e mau humor
  8. - Depressão e ansiedade

 

Como melhorar a rotina de sono dos filhos? 

O primeiro passo será alertá-los para os benefícios de uma rotina de sono saudável. Defina um horário de sono não só para as crianças, mas para todos os membros da casa. É importante que dê o exemplo e reforce a importância de uma rotina de sono ao mesmo tempo que cria hábitos mais saudáveis. Retire tudo o que é aparelhos eletrónicos dos quartos e evite que utilizem telemóveis ou outros dispositivos antes de dormir (deve-se parar de utilizar tecnologia 1h antes de ir para a cama). Crie uma rotina de sono relaxante para que as crianças se sintam relaxadas e calmas antes de se deitarem.

Além de todas estas recomendações valiosas que falamos, é também essencial que o colchão onde as suas crianças dormem seja confortável e promova a saúde e o bem-estar deles.

Na Molaflex, além de colchões para adultos, desenvolvemos também colchões para crianças com as melhores tecnologias para que cresçam com uma postura correta e saudável. Conheça a nossa gama Molinhas aqui.

Deixe o seu comentário!