A importância da rotina de sono dos seus filhos durante as férias

2019-08-28

A importância da rotina de sono dos seus filhos durante as férias

Com a chegada das férias, é quase inevitável deixar dormir os seus filhos até mais tarde. Contudo, e apesar dos horários mais flexíveis nesta altura, é importante que mantenha a rotina de sono do período escolar. A pensar nisso, ao longo deste artigo vamos abordar diferentes pontos para o ajudar neste processo. Descubra algumas dicas para conseguir conciliar a gestão da rotina dos seus filhos durante as férias.

Rotinas de sono em férias: o que é mais comum?

Se por um lado já é complicado gerir destinos de férias quando se tem filhos, por outro, “gerir” rotinas de sono dos filhos durante este período pode ser um problema. As mudanças que acontecem nestas alturas fazem com que os mais novos fiquem "mais irritados e façam mais birras”. Quanto aos mais velhos, tornam-se imprevisíveis e nunca se sabe como vão reagir.

Mas então, como é que se deve fazer férias sem alterar rotinas de sono e as próprias férias?

A pensar exatamente nesta questão, deixamos-lhe então algumas dicas para “melhorar” as férias com os seus filhos.

1 - Mantenha a rotina das horas de refeição

Em contexto de férias, temos a tendência de almoçar ou jantar mais tarde, mas quando se tem filhos, é fundamental manter os horários das refeições. Por exemplo, até à idade pré-escolar, é importante manter as rotinas de alimentação, porque é um fator que está diretamente ligado às mudanças de humor e consequentemente com o sono.

2 - Respeite as horas de sono necessárias

Neste caso, o nosso conselho é que não seja rígido, tenha apenas a consciência de que é importante continuar com as rotinas de sono durante as férias. Faça com que os seus filhos durmam as horas necessárias, para não se refletir negativamente na sua saúde.

Para a entidade americana Sleep Foundation, estas são as horas de sono recomendadas por idade:

  • Crianças de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono por dia (incluindo sesta).

  • Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 12 horas de sono por dia (incluindo sesta).

  • Crianças 3 a 5 anos: 10 a 13 horas de sono por dia (incluindo sesta).

  • Crianças 6 a 12 anos: 9 a 12 horas de sono por dia.

  • Crianças 13 a 18 anos: 8 a 10 horas de sono por dia.

3 - Monte um ambiente que faça lembrar o quarto dos seus filhos

Se já está a pensar em suavizar a experiência de dormir num local diferente, está no caminho certo. Onde quer que vá, vá preparado para uma primeira noite de sono mais complicada. Por isso, leve consigo elementos que identificam o quarto dos seus filhos. Almofadas, bonecos ou cobertores, são todas boas opções a considerar, porque vai transmitir a segurança do quarto onde costumam dormir.

4 - Dormir a sesta

Para além das horas de sono necessárias, dormir a sesta é meio caminho andado para que os seus filhos estejam mais tranquilos ao longo do dia. A sesta vai ajudar a relaxar, acalmar, mas acima de tudo, vai recarregar as energias que tanto precisam para se manterem ativos.

5 - Encontre o lugar certo para dormir

Quando tiver a escolher o destino das suas férias, tenha também em atenção as condições do quarto onde vai ficar alojado. É importante ter as condições necessárias para que as noites dos seus filhos sejam tranquilas. Lembre-se sempre que colchões improvisados, camas pequenas ou sofás-cama não são soluções para o sono dos mais pequenos!

Com efeito, não é só na rotina de sono dos seus filhos que vai sentir a diferença. Estas dicas vão também ajudá-lo na altura de desfrutar ainda mais das férias. Por isso, já sabe, aplique algumas delas à sua rotina de férias! Temos a certeza que o melhor caminho para as aproveitar é não fugir às rotinas que tem no seu dia-a-dia com os seus filhos. Assim, e quando voltar à “realidade”, vai ser muito mais fácil voltarem todos a entrar nos eixos.

Deixe o seu comentário!