7 plantas para ter no quarto

2021-11-04

7 plantas para ter no quarto

As plantas enchem as prateleiras de cor, dando mais vida às nossas casas. Ajudam a melhorar o humor, diminuem os níveis de stress, aumentam a criatividade e a produtividade. Se estes motivos não são suficientes para si, damos-lhe outro: Ao contrário do que muitos podem pensar, algumas plantas são ótimas para ter no quarto, servindo como agentes que filtram a poluição do ar, purificando-o e tornando-o mais saudável. Pronto para juntar o útil ao agradável? Veja a lista das 7 plantas ideais para ter no quarto.

 

Espada de São Jorge

Esta planta é perfeita para quem não tem muita experiência a cuidar de plantas. Não precisa de muita manutenção e é das poucas plantas que converte o dióxido de carbono em oxigénio durante a noite (algo que a maioria das plantas de interior só faz durante o dia). Pode colocá-la num sítio do quarto onde apanhe luz indireta e só precisa de regar ocasionalmente.

 

Lavanda

A lavanda ou alfazema é uma planta que possui uma beleza única e um perfume delicioso. O cheiro da lavanda provoca efeitos calmantes, daí ser uma excelente aquisição para o quarto. É uma planta delicada, mas que é possível ser cultivada no interior em vasos. Gosta de muito sol direto (aproximadamente 6h por dia) e de ambientes secos, só precisando de ser regada quando o solo estiver totalmente seco.

 

Lírio da paz

Com flores brancas lindíssimas que enchem o quarto de uma sensação de tranquilidade única, ao mesmo tempo que limpam o ar de compostos químicos e outros potenciais tóxicos como formaldeído, benzeno, acetona, álcoois e tricloroetileno. O Lírio da paz é uma planta venenosa por isso garanta que a coloca num local longe do alcance das crianças e dos animais. A nível de manutenção, é uma planta que precisa de ter o solo constantemente húmido, precisando de ser regada regularmente e com luz indireta de moderada a alta.

 

Filodendro Brasil

Uma planta de interior muito conhecida pelas suas folhas em forma de coração que é quase impossível deixar morrer. Existem imensas variedades desta planta, alternando entre cores e padrões das folhas. Elas são muito eficientes a absorver o químico formaldeído do ar, mas também são tóxicas quando consumidas, por isso, garanta que a coloca num local seguro para crianças e animais. Dê-lhe luz moderada a alta e regue ocasionalmente.

 

Clorofito

Também conhecida como planta-aranha pelas suas folhas finas e compridas que lembram as patas deste animal. É uma planta muito fácil de propagar e ficam ótimas em vasos suspensos. As folhas do Clorofito eliminam do ar agentes poluentes tais como benzeno, formaldeído, monóxido de carbono e xileno. Mantenha a planta num local com luz indireta moderada a alta e regue ocasionalmente durante o crescimento inicial da planta. Após um ano, regue mais moderadamente.

 

Ficus Elástica

As largas folhas verdes da Ficus Elástica são poderosas quando toca a eliminar toxinas e a purificar o ambiente. Deixe que o solo seque totalmente entre regas e mantenha-a num lugar com luz moderada a baixa.

 

Aloe Vera

A Aloe Vera é outra planta que liberta oxigénio durante a noite, tornando o ambiente do quarto ideal para dormir. É muito fácil de cuidar e tolera estar várias semanas “esquecida” e com poucos cuidados de manutenção. As folhas desta planta têm no seu interior um líquido muito utilizado para efeitos medicinais como curar arranhões e queimaduras quando aplicado na zona afetada. Mantenha a planta num local com boa luz indireta e regue ocasionalmente.

Deixe o seu comentário!