7 Atividades Relaxantes para fazer antes de se Deitar

2020-10-09

7 Atividades Relaxantes para fazer antes de se Deitar

Tirar entre 30 a 60 minutos para desacelerar no final de um dia agitado, mudando para uma atividade que pode ajudar a acalmar a mente, é um dos hábitos de sono mais úteis que se pode adotar. Pode ser difícil deixar de lado o trabalho ou o entretenimento para preservar o sono. No entanto, é extremamente importante que o façamos.

Quais são as melhores atividades para relaxar antes de dormir? Isso depende muito das preferências e necessidades pessoais. Escolha algo que considere calmante. Não é hora de pagar contas, ver televisão ou de se envolver noutras atividades stressantes. Em vez disso, faça algo que ache relaxante e aqui estão algumas ideias:

  1. Passe tempo com a sua família, amigos, companheiro(a) ou animal de estimação;

Se mora com outras pessoas, por que não passar algum tempo antes de dormir a conversar ou a jogar um jogo tranquilo? Se puder, tente resistir à tentação de usar o telemóvel ou outro dispositivo eletrónico na mesma divisão sem comunicarem. E se tem um animal de estimação, por que não brincar um pouco, fazer festinhas, ou irem apanhar um pouco de ar fresco juntos? De certeza que ambos vão passar um bom bocado.

  1. Beba algo relaxante;

É aconselhável evitar cafeína, álcool e bebidas açucaradas antes de dormir. Mas beber um chá de ervas ou outra bebida descafeinada é uma boa maneira de passar algum tempo em silêncio, talvez enquanto lê ou se prepara para dormir.

  1. Ouça música;

Embora seja bom reduzir o tempo em frente aos ecrãs, ouvir música antes de dormir é uma ótima ideia. De preferência, música que não seja muito estimulante ou animada.

  1. Leia um livro;

Todos nós adoramos uma maratona de episódios da nossa série favorita, mas não quando isso significa sacrificar o nosso sono. Felizmente, há uma maneira de mergulharmos em mundos fictícios sem passarmos horas a olhar para um ecrã: um livro cativante. (link)

  1. Faça alongamentos;

Fazer alongamentos (link) é especialmente importante se passa boa parte do dia curvado sobre um computador ou em posturas que o deixam com muita tensão.

  1. Tome um banho ou duche quente;

Desfrutar de um banho quente relaxa os músculos e envolve-o num calor suave e estimulante. Para além disso, a descida de temperatura depois dá ao seu ritmo circadiano a advertência de que é hora de ficar com sono. 

Se gosta de banhos de espuma (ou qualquer outro produto perfumado), evite cheiros estimulantes como frutas cítricas ou qualquer coisa doce/açucarada. Procure usar lavanda ou eucalipto, que são conhecidos por reduzir a ansiedade e relaxar os músculos.

  1. Experimente yoga;

Exercícios leves podem ajudá-lo a libertar um pouco do stress e ansiedade do quotidiano, para que possa relaxar um pouco mais facilmente. Ficamos tensos ao longo do dia, e essa tensão pode manter-nos acordados à noite, manifestando-se em dores nas articulações e músculos. Fazendo alguns alongamentos suaves e movimentos lentos e determinados, eliminamos essa tensão do nosso corpo.

Deixe o seu comentário!