5 vantagens de ler antes de dormir

2021-11-05

5 vantagens de ler antes de dormir

Se tem dificuldades em adormecer, ler um livro durante alguns minutos, antes de dormir, pode ajudar. É um clássico no que toca a deixar as pessoas descontraídas e relaxadas que caiu em desuso, por conta do aumento do uso de dispositivos eletrónicos. Tire o pó aos velhos livros da estante e traga-os de volta para a sua rotina de noite. Nós explicamos-lhe quais são os benefícios em se tornar um librocularista (pessoa que lê antes de dormir):

 

Afasta os ecrãs

Os tablets, smartphones e televisões emitem uma luz azul que interfere com o sono e mantém o cérebro alerta na hora de adormecer. Enquanto os livros, por outro lado, podem ser lidos apenas com o auxílio de uma luz quente do candeeiro ao lado da cama.

 

Reduz o stress

Passamos demasiado tempo a pensar em preocupações e tarefas que temos de fazer durante o dia. E quando finalmente chega a hora de ir para cama, é normal que esses pensamentos surjam novamente, impedindo-nos de relaxar. Ao ler antes de dormir, está a ocupar os seus pensamentos com algo que o afasta desse estado e que o deixa entretido. O conteúdo do livro não é o mais importante, desde que seja interessante para si.

 

Melhora a qualidade do sono

Após alguns minutos a ler um livro, o corpo começa a entrar num estado de relaxamento tão profundo que é capaz de induzir o sono. Isto vai fazer com que adormeça de forma mais natural e que acorde a sentir-se revigorado.

 

Expande a memória

Estudos comprovam que ler melhora a memória. Se ganhar o hábito de ler antes de dormir, a sua memória vai melhorando ao longo do tempo e irá trazer-lhe grandes recompensas.

 

Aumenta a empatia

Todos temos os neurónios espelho, ou células espelho, que disparam quando temos determinado comportamento ou quando observamos alguém a ter determinado comportamento. Essa é a prova neurocientífica da Empatia. Ora, quando lemos um livro, é muito natural termos tendência para nos colocarmos na posição dos protagonistas, aumentando o nosso grau de empatia gradualmente.

Deixe o seu comentário!