5 Dicas para combater o Jet Lag

2018-07-26

5 Dicas para combater o Jet Lag

Se já viajaste para um local distante com certeza já sentiste o desconforto provocado pelo jet lag. Entre as sonolências diurnas e as insónias noturnas a tua viagem pode tornar-se um verdadeiro pesadelo. Por isso, decidimos partilhar contigo algumas dicas para combater o jet lag.

• Prepara-te para o novo fuso horário

Por estranho que pareça, deves começar a combater o jet lag mesmo antes da viagem começar. Na semana que antecede o voo tenta adaptar-te o mais próximo possível do novo fuso horário. Se viajares para o Ocidente adormece um pouco mais cedo, se viajares para o Oriente deita-te ligeiramente mais tarde.

Ajusta o teu relógio

Assim que entrares no avião, atualiza os teus relógios de acordo com o horário local do destino. Desta forma, irás mentalizar-te para o novo ciclo que o organismo terá de adotar.

• Mantém-te hidratado

É normal que em viagens de longo curso o nosso corpo se sinta desidratado devido ao ar do avião. Os sintomas de jet lag acabam por piorar devido à desidratação, por isso é fundamental beberes muitos líquidos, preferencialmente água. Evita ingerir álcool, cafeína e bebidas energéticas, pois irão provocar cansaço e alterar os teus padrões de sono.

• Alinha as refeições com o horário local

Ingerir alimentos em horas erradas ou diferentes do normal, irá atrasar a tua adaptação como viajante. O pequeno-almoço, almoço e jantar devem ser feitos de acordo com o novo horário, mesmo que não consumas as comidas tradicionais do local. Além disso, os alimentos podem alterar o funcionamento regular do sono, logo deves optar por refeições leves para diminuir os efeitos do
jet lag.

• Melatolina sintética pode ser uma solução

A melatonina é uma hormona responsável por ajudar o corpo a establecer o ciclo de sono. Todas as dicas referidas em cima libertarão naturalmente melatonina no teu organismo. Se nenhuma delas surtir efeito, poderás sempre comprar na farmácia melatonina sintética, um medicamento que irá contribuir para combater os efeitos de jet lag.

Deixe o seu comentário!