5 Dicas para ajudar nas limpezas de primavera

2021-11-03

5 Dicas para ajudar nas limpezas de primavera

Nada se compara com a sensação de chegar a uma casa limpa e em ordem. Com a chegada da Primavera e do bom tempo, a necessidade de fazer uma mudança e limpezas a fundo na nossa casa torna-se crucial. Ao princípio, esta tarefa pode parecer aborrecida e interminável mas com estas dicas que reunimos para si, vai conseguir fazer as limpezas de primavera de forma mais fácil, rápida, e organizada.

 

1. Faça listas

Ao planear as tarefas de antemão, vai saber exatamente aquilo que precisa de fazer e por onde deve começar. Desta forma — além de simplificar todo o processo — não se vai esquecer de nada e poderá anotar aquilo que já foi feito, riscando-o da lista.

 

2. Organize-se por categorias

Esta é uma das dicas mais importantes para as limpezas de verão, visto ser a forma mais eficaz de limpar a casa.

Divida as tarefas por categorias (como roupa, livros ou eletrodomésticos) e não necessariamente por espaços — desta forma garante que não vai estar sempre a arrumar e limpar um espaço apenas para estar a desarrumar e sujar outro.

 

3. Pratique o desapego

As limpezas de Primavera são uma ótima altura para se livrar daquilo que já não precisa.
Para facilitar, divida as suas coisas em quatro grupos diferentes — lixo, coisas que já não usa para doar ou vender, coisas que usa raramente para armazenar, e coisas que usa diariamente para guardar. Praticar o desapego com roupa ou objetos com os quais tem uma ligação emocional não tem de ser difícil. Lembre-se que são as memórias e não os objetos em si que são importantes. Se há mais de um ano que não os utiliza, a melhor opção é dar a alguém que lhes dê mais utilidade.

 

4. Limpe a fundo

Se há altura em que se deve dedicar com afinco às limpezas, é esta. Recorde que os seus cortinados, têxteis de cama, paredes, candeeiros e janelas passaram todo o inverno a acumular pó e outras impurezas. Limpe-os a fundo e guarde os itens de Inverno, substituindo-os por os de Primavera. Uma excelente forma de remover qualquer odor do seu colchão é espalhar bicarbonato de sódio na superfície e deixar atuar, pelo menos, oito horas. No final, aspire para retirar. Aproveite ainda para limpar a churrasqueira, o pátio e a parte externa das janelas, pois precisará deles para desfrutar do bom tempo ao ar livre.

 

5. Distribua tarefas

Para que o processo não se torne demasiado duro e moroso, opte por distribuir as tarefas por diferentes dias, ao longo de uma ou duas semanas. Poderá também atribuir funções aos restantes membros da família. As tarefas devem ser ajustadas às idades: os mais novos, por exemplo, podem separar os brinquedos que já não usam para doar e arrumar o quarto. Para melhorar o trabalho em equipa, coloque música divertida e animada, que ajude a dar motivação e energia a todos.

No final, verá que a compensação por ter uma casa limpa, organizada e preparada para a nova estação valeu todo o esforço.

Deixe o seu comentário!