5 Dicas de selfcare para colocar em prática

2021-11-04

5 Dicas de selfcare para colocar em prática

Não se deixe desgastar pelos dias todos iguais. Faça uma pausa, quebre a rotina e dedique tempo a si. Tempo de qualidade! Pode muito bem ser tudo o que precisa para aumentar os seus índices de bem-estar. E nada é mais importante do que estar bem consigo. Por isso, deixamos-lhe cinco sugestões de atividades para cuidar de si.

 

Mantenha-se ativo!

O sofá está mesmo ali ao lado? Apetece sentar a fazer uma grande maratona de scroll nas redes sociais? Isso pode esperar. Lembre-se que uns minutos de atividade física são importantes para o bem-estar do corpo, mas também para o mental. Para além disso, nunca foi tão simples praticar exercício em casa. Basta escolher um sítio com algum espaço e estender o colchão. Se preferir ar livre, opte pelo jardim ao lado de casa ou pelo parque da cidade. Caminhar vinte minutos por dia pode ser um bálsamo contra a agitação do quotidiano. Caso esteja num nível mais avançado, opte por corrida, treino funcional ou experimente uma modalidade nova. Precisa de alguém que o acompanhe e motive? Contacte um profissional. O fundamental é que se mantenha ativo. No final do dia, vai fazer toda a diferença.

 

É importante abrandar

Saber abrandar pode trazer-lhe consequências muito positivas e imediatas. Tem mesmo de trabalhar para além do seu horário? Passa demasiado tempo a antecipar problemas? Estas são, muito provavelmente, as principais razões do stress e da ansiedade. Desacelere! Se ajudar, pode colocar no calendário blocos de tempo para si. Para fazer o quê? Nada. Absolutamente nada! Tenha tempo para esvaziar a mente. Bem-vindo ao slow living.

 

Tenha os amigos por perto

Os amigos estão presentes na maior parte das nossas boas recordações. Quando pensa nestas pessoas especiais, provavelmente sobe-lhe logo um sorriso aos lábios. É claro que é imperativo seguir todas as recomendações de segurança, mas é possível ter os amigos por perto de muitas outras maneiras. Interaja nos grupos de whatsapp. Deixe um bom dia, uma piada ou um comentário. No fundo, esteja presente. Partilhe uma foto antiga nas redes sociais e promova um momento nostálgico. Identifique os amigos e escreva um texto sobre essas férias que fizeram juntos. Festas no Zoom - ou em qualquer outra plataforma do género - são sempre bem-vindas. E já que é uma festa, talvez não seja má ideia dar-lhe um tema. É fã de jogos? Organize um torneio online. Vale tudo, desde videojogos a mímica, porque o que realmente importo é continuar a ter bons momentos com eles.

 

Aprenda algo novo

A melhor forma de quebrar a rotina é encontrar um novo hobby, algo que nos entusiasme. Para fazer essa descoberta é necessário que explore novas atividades até encontrar aquela que é mesmo a sua cara. Numa primeira fase, coloque várias hipóteses em cima da mesa. Será que é uma boa altura para aprender uma língua nova? Será que chegou o momento de explorar uma rede social diferente? Ou criar um canal para partilhar algo que adora. Sempre quis saber tocar um instrumento musical? Pode ser este o momento certo para aprender. Ou, quem sabe, se não descobre uma nova paixão pela botânica ou pela cozinha. Entregue-se às experiências. Existem muitos locais onde pode adquirir conhecimentos, com os tutoriais de youtube a surgirem à cabeça, mas também pode participar em fóruns, comprar cursos ou pedir ajuda a amigos. Aprender algo novo é uma boa forma de se manter entusiasmado.

 

Ponha as ideais no papel

Os seus projetos não podem viver para sempre escondidos nos seus pensamentos. Passe-os para o papel. Escritos vão ganhar uma nova dimensão e vai perceber melhor se quer, ou não, torná-los reais. Nada nos dá mais prazer do que ver uma ideia concretizada. Com essa concretização, chega um entusiasmo muito grande. Avance por prazer, porque a recompensa é a satisfação pessoal.

Deixe o seu comentário!