Loading...
  • Promoções Molaflex®️. Ter oportunidades destas é um descanso.
  • 23 de Setembro, 2022

    Beber água influencia a qualidade do sono?

    Uma vez que a água representa 60% do peso corporal, é inegável a importância que tem para a nossa sobrevivência. Beber água é essencial para manter o corpo a funcionar, mas também ajuda a melhorar a saúde cognitiva e emocional, e a dormir melhor.

    Beber muita água antes de se deitar pode fazer com que desperte várias vezes durante a noite para ir à casa de banho. Então, o ideal é bebê-la ao longo do dia. Conheça, a seguir, os benefícios da água na qualidade do sono:

    Baixa a tensão arterial e o ritmo cardíaco

    Um artigo publicado na Scientific Reports sugere que a água reduz a carga de trabalho cardíaca e tem um efeito perceptível no ritmo cardíaco e na pressão arterial. Indica ainda que a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca pode ser em parte devido à ativação do sistema nervoso parassimpático, ao repouso do corpo, à digestão e ao estado de recuperação.

    Quando o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea de uma pessoa são mais baixos, ela é mais capaz de relaxar, o que ajuda a adormecer mais rapidamente e a manter o sono contínuo toda a noite.

    Melhora o estado de espírito

    estudos que comprovam que a hidratação pode melhorar o humor, a calma, os sentimentos de satisfação e ainda ajuda a produzir outras emoções positivas, o que pode ajudar a criar a atmosfera certa para um descanso tranquilo. Outros estudos mostram também que a desidratação pode causar mau humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, agitação, sonolência diurna e fadiga, o que pode dificultar o sono.

    Alivia os sintomas da dor de cabeça

    Por vezes, adormecer pode ser difícil por causa de uma dor de cabeça persistente. Se for o seu caso, tomar um copo de água antes de dormir pode ser o remédio para aliviar os sintomas.

    Previne a desidratação

    Quando desidratada, uma pessoa pode sentir sede, boca, lábios e olhos secos, aumento do ritmo cardíaco e da temperatura corporal, mau humor, cãibras musculares e irritabilidade. Estes sintomas podem ter impacto na capacidade de uma pessoa adormecer e de dormir sem interrupções.

    Beber um copo de água antes de dormir é uma forma de hidratar o corpo e ajudar a dormir melhor durante a noite, desde que tenha em consideração a hora e a quantidade.

    --> /2022/09/23/beber-agua-influencia-a-qualidade-do-sono/