Loading...
  • Promoções Molaflex®️. Ter oportunidades destas é um descanso.
  • 28 de Julho, 2020

    O CICLO DE VIDA DAS ALMOFADAS

    Importância das almofadas durante o sono

    Ter a almofada de cama certa não é apenas mais confortável, também desempenha um papel importante no apoio às estruturas complexas da cabeça, pescoço, ombros, ancas e coluna. Quando bem utilizadas, as almofadas ajudam a aliviar ou prevenir muitas formas comuns de dor nas costas e no pescoço, bem como nos ombros, ancas e outras formas de dor nas articulações.

    As almofadas servem para manter a parte superior do corpo alinhada durante o sono, aliviando a pressão e contrabalançando os pontos do corpo. O travesseiro deve ser ajustado para se adaptar à forma, às curvas e à posição de dormir únicas e aliviar quaisquer pontos de pressão.

    O ciclo de vida da almofada

    Todas as noites, enquanto se dorme, o corpo larga células mortas da pele, cabelos e o óleo corporal que a almofada absorve. O acúmulo desses materiais pode fazer com que seu travesseiro cheire, embora lavá-lo regularmente evite isso.

    Além do odor, com o tempo essas condições naturalmente atraem os ácaros a crescer na almofada. Estas pequenas criaturas adicionam peso extra ao travesseiro e prejudicam a capacidade de manter o apoio a longo prazo. Os ácaros não são perigosos, mas para pessoas com alergias, podem piorar os sintomas e interferir com a qualidade do sono.

    Mesmo se resolver o problema dos ácaros com lavagens regulares, as almofadas não podem durar para sempre. As cabeças humanas são pesadas, e suportar o peso de uma cabeça noite após noite acabará por desgastar a almofada, fazendo-a achatar em certas zonas.

    Alguns sinais comuns que deve trocar de almofada

    Saberá que é hora de substituir a almofada, se observar uma das seguintes situações:

    1. Existem saliências visíveis nos materiais de espuma ou de enchimento;
    2. Existem manchas perceptíveis e permanentes do suor e óleo corporal;
    3. Acorda com dores, principalmente no pescoço ou nos ombros;
    4. Acorda cansado (devido às dores acima mencionadas que interrompem o seu sono);
    5. Acorda com dores de cabeça ou a desenvolver dores de cabeça;
    6. Acorda a espirrar devido aos ácaros;
    7. Precisa de constantemente afofar a travesseira para se sentir confortável (apenas almofadas de penas);
    8. Se dobrar a almofada ao meio, ela permanecerá assim, em vez de se expandir novamente (apenas travesseiras de penas).

    Como prolongar a vida de uma almofada

    A regra geral é substituir a almofada a cada 1 ou 2 anos. Certos tipos de travesseiras duram mais que outros, devido à qualidade e construção de seus materiais.

    Para garantir que atinge a vida útil máxima da almofada, mantenha-a coberta por uma fronha de travesseiro e lave-a regularmente.

    Verifique sempre a etiqueta do travesseiro para ver se é lavável na máquina. No entanto, normalmente apenas almofadas com enchimento de penas ou sintéticos são laváveis. Outras podem ter de ser limpas a seco.

    Se a almofada é realmente lavável, lave-a a cada 6 meses em água quente. Use detergente líquido suave e lave duas almofadas ao mesmo tempo para que a máquina de lavar as limpe igualmente. De seguida, coloque-a na máquina de lavar a roupa, uma segunda vez, no ciclo de enxaguamento sem detergente. Por fim, seque o travesseiro apenas ao ar livre ou em temperatura baixa na máquina de secar a roupa, e deixe continuar a secar até que esteja completamente seco, sem humidade ou zonas húmidas (que deixam espaço para o mofo crescer).

    Se a almofada tiver penas ou material desfiado como preenchimento, afofe-o diariamente para ajudar a manter sua forma.

    Use sempre uma capa protetora para além da sua fronha. Um protetor de almofada com fecho é ideal para colocar na travesseira antes de colocar a fronha. É uma proteção extra que ajuda a impedir que parte desse excesso de pele e de óleo corporal seja absorvido pelo travesseiro e atraia os ácaros.O uso de uma capa protetora é tão eficaz que pode duplicar a vida útil da almofada. Lave a capa protetora a cada 3 a 4 semanas.