Sabia que os criativos dormem pior?

2018-04-09

Sabia que os criativos dormem pior?

A criatividade e os distúrbios do sono podem estar relacionados? Claro que sim...nós explicamos!

Se dormes, mas acordas com sensação de cansaço; se tens dificuldade em acordar cedo ou em estabelecer rotinas de sono, provavelmente és uma pessoa criativa.

A relação entre estas duas variantes tem vindo a ser estudada, chegando-se à conclusão de que as pessoas mais criativas tendem a acordar mais tarde. A noite é muitas vezes apontada pelos grandes artistas como a altura de maior inspiração e os melhores profissionais da área da música, literatura, cinema, assumem ter encontrado inspiração para as suas melhores obras na calma e silêncio do anoitecer.

Contudo, nem tudo é assim tão linear. Os padrões de sono tendem a alterar-se dependendo da pessoa em questão.

Se a tua criatividade se manifesta de uma forma mais visual – destacas-te na área das artes plásticas, design, fotografia, video, produção cinematográfica ou arquitectura – há uma grande probabilidade de teres distúrbios de sono recorrentes e dificuldade em manter regularidade nos horários. Dormes muito, mas não dormes bem.

Se por outro lado, tens um pensamento criativo bem desenvolvido, a chamada "criatividade verbal", há uma tendência para dormires mais e até mais tarde.

De facto, uma criatividade mais visual torna os indivíduos alerta e mais despertos. Por outro lado, acredita-se que o sono é fundamental para todos aqueles que têm um pensamento criativo, por facilitar o seu desempenho quando acordam.

Apesar dos estudos já estarem a decorrer, há ainda muito por descobrir sobre esta relação peculiar entre o sono e a criatividade.
Uma coisa é certa, para nós, não há nada como uma boa desculpa para dormir mais um bocado...quer dizer, estimular a criatividade!

Bom descanso e boa semana!

Deixe o seu comentário!