Esta Primavera, não percas o sono!

2018-03-14

Esta Primavera, não percas o sono!

Astenia Primaveril. Já ouviste falar deste sintoma?

Se há quem sofra com a mudança de estação, do Verão para o Outono, o regresso da Primavera, afecta também 15% da população. A Astenia Primaveril, é um sintoma de apatia que se manifesta durante os meses de Março e Abril, causando irritação, cansaço ou até dificuldade em dormir. Apesar de não ser considerado um estado clínico, esta condição sazonal deixa-nos sem energia ou força de vontade para desempenhar as tarefas do dia-a-dia.

A mudança da hora e o aumento da luminosidade, são os principais factores responsáveis pela Anestia Primaveril. O nosso corpo precisa de um período de adaptação a estas alterações e, enquanto estamos neste processo, sentimo-nos mais cansados.
Mas não te preocupes! Há formas fáceis de combater e controlar esta apatia.

🌸 Cria uma rotina nos teus horários.
No que toca ao teu descanso e alimentação, é fundamental que mantenhas horários fixos. Desta forma vais ajudar o teu corpo a perceber quais são as alturas do sono.

🌸 Controla a tua alimentação.
Aposta em várias refeições ao longo do dia, com alimentos como ovos ou aveia, que aumentem os níveis de energia e evitem mudanças de humor.

🌸 Exercita o teu corpo com regularidade.
Ao praticares exercício de forma moderada, o teu corpo vai produzir endorfinas, as hormonas que regulam o teu bem estar.

🌸 Descansa!
É sempre importante lembrar, que as 8 horas de sono são essenciais para combater o sono e ter energia para enfrentar o dia seguinte - especialmente em alturas em que o teu corpo vai acusar um maior cansaço.

🌸 Dedica-te a atividades que te motivem.
Enfrenta a desmotivação que Astenia Primaveril te trouxe com planos e actividades. Se te mantiveres ocupado com atividades que dão prazer, verás como é bem mais fácil fugir do estado de apatia e tristeza.

No fundo, não te esqueças que a Astenia Primaveril é passageira. Embora os seus sintomas possam ser duros, deves ser paciente e encarar tudo isto com descontração. Bastam alguns dias para o teu organismo se adequar a esta mudança de estação e depois disso, poderás gozar a primavera da melhor forma!

Deixe o seu comentário!