Era uma vez…

2018-04-19

Era uma vez…

Sabemos que nem sempre é fácil arranjar tempo e energia para ler uma história de embalar aos seus filhos. Mas e se lhe dissermos que este é um hábito fundamental para o desenvolvimento de uma criança?

É do senso comum que a leitura é uma excelente forma de impulsionar a aprendizagem e desenvolver as capacidades cognitivas e sociais de qualquer ser humano. Durante a infância, enquanto ocorrem mudanças decisivas na formação intelectual, é ainda mais imperativo o desenvolvimento de competências, como o raciocínio ou a capacidade de argumentar e formar opinião.

Está provado que as crianças que ouvem histórias terão maior facilidade em aprender e manter a concentração quando iniciarem o seu percurso na escola. Para além disso, os contos também as ajudam a ter um vocabulários mais vasto e a ganhar gosto pela leitura.

Para além de influenciar estes aspectos relacionados com a aprendizagem, ler para uma criança traz-lhe benefícios emocionais e socioculturais, estimulando-lhe a imaginação e a habilidade em comunicar. As crianças começam, por isso, a desenvolver o seu lado mais criativo e ganham, muitas vezes, uma sensibilidade especial para as artes e para a cultura.

Como vê o livro e a leitura têm o poder de influenciar o leitor. Leia para os seus filhos desde cedo e crie nele este hábito. Desta forma estará a contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, para que a longo prazo seja bem sucedido a nível profissional, e para que os seus filhos, agora crianças, se tornem em adultos criativos, curiosos e saudáveis!

Deixe o seu comentário!