“Comfort Zone” por Tadao Cern

2017-12-15

“Comfort Zone” por Tadao Cern

Tadao Cern formou-se em arquitetura mas acabou por seguir a paixão pela fotografia em 2010. A sua série fotográfica “Zona de Conforto” é um trabalho de histórias reais, com pessoas reais, onde não há poses, encenações ou cenários estudados.

O nome da série retrata perfeitamente as imagens de Tadao: pessoas relaxadas que não sabiam estar a ser fotografadas. Turistas numa praia na Lituânia, num momento de evasão, desligados de tudo e completamente à vontade.

Durante este projeto, o fotógrafo ficou surpreendido pela forma como o ambiente influencia o comportamento das pessoas. Pode parecer contraditória esta sensação de descontração na praia quando, por norma, tendemos a sentir-nos complexados em mostrar o nosso corpo em público. No entanto, talvez por termos tantas pessoas à nossa volta na mesma situação, acabamos por relaxar, esquecer as preocupações e aproveitar o momento sem pressões ou imposições.

Se for este o motivo que nos leva a encontrar a nossa zona de conforto em qualquer sítio e independentemente do que estivermos a fazer, estas regras deveriam ser aplicadas a outras situações da nossa vida. Não era ótimo que pudéssemos ser sempre nós mesmos sem termos de nos preocupar com o que os outros vão pensar?

Deixe o seu comentário!