10 “Fun Facts” sobre o Sono

2018-03-05

10 “Fun Facts” sobre o Sono

Depois de uma noitada de óscares, para alguns, esta segunda-feira está a ser ainda mais dura. Para vos ajudar a combater o sono, preparamos uma lista de 10 factos surpreendentes, que vos vão ajudar a despertar.

Divirtam-se com esta seleção!

1. Todos os recém papás sabem que é complicado dormir bem nos primeiros anos após o nascimento dos filhos. Mas sabias que os bebés recém nascidos roubam, em média, 44 dias de sono por ano aos seus pais?

2. Há seres humanos que conseguem dormir de olhos abertos, fazendo com que seja dificil perceber se estão ou não acordados.

3. Se planeias uma viagem para um local com valores de altitude elevados, pensa duas vezes. Em locais com altitudes de 13,200 pés ou mais, é dificil manter um sono constante.

4. Sabias que, actualmente, 12% das pessoas sonham a preto e branco? Curiosamente, antes das televisões emitirem imagem a cores, 75% das pessoas sonhavam a preto e branco.

5. Quantas vezes já lutaste contra o sono para terminar de ver um filme ou não perder um episódio da Netflix? A verdade, é que nós somos o único mamífero capaz de atrasar o sono (até certo ponto). Os restantes mamíferos não têm esta capacidade.

6. 11 dias é o recorde para o maior período de tempo sem dormir. Randy Gardner lutou contra o cansaço e sofreu de privação de sono extrema em 1964. Quanto a nós, não recomendamos nem percebemos este tipo de desafio. Afinal de contas, há alguma coisa melhor do que dormir?

7. Fala durante o sono? E sabia que muitos dos deficientes auditivos também comunicam por linguagem gestual durante o sono?

8. Alguma vez espirraram durante o sono? Impossível! Não é possível espirrar enquanto dormimos: como não nos estamos a mexer, as particulas de poeira não se movem e a reação não ocorre.

9. Sabias que as pessoas desconhecidas nos teus sonhos, não são estranhos? Provavelmente não são pessoas com quem já lidaste pessoalmente, mas se aparecem nos teus sonhos é porque já as viste antes. Curioso não é? É como se o nosso cérebro tivesse uma base de dados com todas as pessoas que já vimos.

10. Enquanto dormimos somos aproximadamente 7 cm maiores. Pode parecer estranho, mas este é um crescimento temporário. Quando nos levantamos, ou sentamos, os discos de cartilagem são espremidos pela gravidade e voltamos a ter o nosso tamanho normal.

 

Deixe o seu comentário!